Jacareí participa da Semana Nacional de Trânsito

Várias ações vão acontecer para reforçar a importância do trânsito seguro

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realiza na Semana Nacional do Trânsito várias ações específicas para   reforçar a harmonia e segurança.

Dia Mundial Sem Carro

Data internacional celebrada em 22 de setembro, tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e rever a dependência criada em relação ao carro ou moto.

- 7h: Sentindo na Pele, na Concessão Ambiental Jacareí, com os motoristas da concessão. Ação em parceria com a União Ciclística de Jacareí, invertendo os papéis. A ideia é que os motoristas vivenciem a sensação de quando um veículo pesado passa ao lado da bicicleta.

- 9h e 14h: Conscientização do Dia Mundial sem Carro, em faixas de pedestres da cidade.

- 15h: Blitz Educativa na Avenida Getúlio Vargas, com distribuição de material educativo e conversa entre agentes de trânsito e motoristas.

Dia do Agente de Trânsito

O Dia Nacional do Agente de Trânsito, em 23 de setembro, foi instituído em 2013, com o objetivo de homenagear aquele que dedica sua vida à organização do tráfego de veículos, ciclistas e pedestres em todo o país.

- 9h: Sentindo na Pele, na garagem da JTU, com os motoristas do transporte público da cidade. Ação em parceria com a União Ciclística de Jacareí, invertendo os papéis. A ideia é que os motoristas vivenciem a sensação de quando um veículo pesado passa ao lado da bicicleta.

- 13h30: Ação específica com os agentes de trânsito de Jacareí, no Viveiro Municipal, em reconhecimento ao trabalho destes profissionais.

Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro (ações acontecem na sexta-feira, 24)

Comemorado anualmente em 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito reforça os alertas que mais deixam vítimas no trânsito, como o excesso de velocidade, a embriaguez e o uso do celular. Para alcançar um número maior de pessoas, Jacareí antecipa para sexta-feira, 24, as ações acerca da data.

- 9h: Blitz Educativa na Rodoviária Nova, em parceria com o SEST/Senat, com distribuição de material educativo e conversa com público em geral.

- 20h: Ao lado do DETRAN, agentes da Mobilidade Urbana visitam bares da cidade, abordando o público sobre os riscos de beber e dirigir, e sugerindo melhores práticas.

Semana Nacional do Trânsito

Conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em diversas cidades do Vale do Paraíba, conjuntamente, e em todo o país, com o objetivo de conscientizar a população. Neste ano, o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Comentários